-
Arquitetos: Kropka Studio
- Área: 215 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Maciej Lulko
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada próximo a Zawiercie em um terreno levemente inclinado, numa área de amortecimento de um parque natural. Está localizada em uma área verde dominada pelo uso agrícola. Uma antiga igreja de pedra e ruínas de castelos Morsko e Ogrodzieniec estão espalhados ao seu redor - erguendo-se a vários metros acima, no terreno circuncidante... Nesta paisagem pitoresca, o uso de volumes simples e de materiais locais na residência procura convertê-la em uma parte integral do seu entorno para encaixar-se perfeitamente na paisagem.
A residência é composta por dois volume principais, área residencial e garagem para dois carros, conectados por um elemento de madeira que unifica os volumes separados, permitindo que a luz entre em um pequeno pátio no meio.
Depois da Vinícola Dominus (Herzog & De Meuron) e da Residência Gabiões (Tito Bernhard) a malha de aço, conhecida como gabião, passou a ser frequentemente usada pelos arquitetos. Neste caso, a principal parte do edifício foi finalizada com gabiões (preenchidos com pedra local) utilizados como revestimento exterior - um tipo de camuflagem para inserir a residência na paisagem. O dormitório cúbico e a parte triangular são feitos de ripas de madeira.
Para a cobertura foram utilizadas lâminas de titânio-zinco. No térreo, a planta em forma de "L", acomoda o espaço de estar com uma cozinha aberta e uma parte privada com dormitório principal, banheiro e closet. No pavimento superior estão dois dormitórios e um banheiro menor.
A parte mais chamativa é o espaço de pé-direito duplo. Grandes janelas presenteiam vistas cuidadosamente emolduradas em direção ao jardim no sudoeste. A moradia é aquecida por uma bomba de calefação. Ela também está equipada com ventilação mecânica, que recupera o calor, e aberturas de vidro triplo.